domingo, 18 de janeiro de 2009

Simulado Biologia - Pré-vestibular - Respostas

ATENÇÃO: as respostas foram resolvidas por Prof. Lucena, caso haja discordância das mesmas entrar em contato pelo email: lucena2009@gmail.com, grato.
(aos meus aluno e interessados: caso possuam duvidas procurar meios extra-sala).

Respostas
01. b
02. a) O RE-r é sintetizador de proteínas , mas para ter acesso à matéria-prima (pequenos peptídeos) é necessário que os ribossomos transporte-as, sendo os ribossomos sintetizados nos nucléolos, a relação existente entre RE-r e o nucléolo é de interdependência, ou seja, o RE-r depende dos ribossomos liberados nos nucléolos e os nucléolos dependem das proteínas sintetizadas nos RE-r.
02. b) O CG possui o papel de armazenar a substância sintetizada no RE-r para breve expulsão, se assim e quando for necessário.
03. b
04. d
05. a) 1ª divisão mitótica 2X (sendo a quantidade X por célula); 2ª divisão mitótica 4 X (sendo a quantidade X por célula); e 3ª divisão mitótica 8 X (sendo a quantidade X por célula).
05. b) a quantidade na fase inicial 2X (ao iniciar a 1ª divisão mitótica); 4X (ao iniciar a 2ª) e 8X (ao iniciar a 3ª).
06. b
07. e
08. a) conjunto de 4 espermatozóides com os seguintes valores cromossômicos: 2 espermatozóide (22+XY); e 2 espermatozóides (22+0)
08. b) composição cromossômica de uma possível prole: filhos com 44+XXY (síndrome de Klinefelter) e filhas com 44+XO (síndrome de Turner).
09. a) AUG-AGUUGGCCUG
09. b) serina – triptofano – prolina.
09. c) serina – glicina – leucina.
10. c
11. d
12. b
13. e
14. a
15. a) Pâncreas (enzimas: amilases pancreáticas, lançadas no duodeno que corresponde a parte abdominal do animal). As amilases são responsáveis pela degradação dos carboidratos em geral.
15. b) Presença de açúcar na urina. Embora, houve a extirpação do pâncreas impedindo a produção de amilase pancreática, os mamíferos possuem anexa à boca glândulas de amilase salivar que contribuem para degradação do amido. Desta forma, parte do amido é absorvido na via sangüínea, mas por falta de insulina, a glicose resultante da degradação não é incorporada aos músculos e fígado, superando a taxa de reabsorção renal, parte é eliminada na urina.
15. c) Carboidrato, o mesmo que amido neste caso.
16. e
17. e
18. a
19. a) a respiração é realizada cutâneamente (pela superfície) de forma simples e distribuída para todas as partes do corpo, enquanto, a nutrição e excreção são realizadas por um único orifício por sua característica de sistema digestório incompleto e distribuída por um sistema ramificado interno.
19. b) Respiração traqueal do exterior direto para as traquéias e distribuição corpórea. Os nutrientes são conduzidos normalmente ao intestino para absorção e eliminação através de túbulos de Malpighi que o desembocam na luz do intestino para eliminação.
20. d
21. a
22. b
23. e
24. c
25. a) Melhor, uma vez que o sistema sangüíneo como num todo tem seu pH como melhor em neutro. Contudo, a taxa de ácido carbônico diminui podendo causar distúrbios fisiológicos, uma vez que o ácido carbônico é fundamental no controle e manutenção de secreções ácidas fornecendo-lhes o hidrogênio.
25. b) Através da anti-oxidação por meio dos peroxissomas, isto ocorre com o auxilio da vitamina C e E.
25. c) De equilíbrio homeostático, onde a alta atividade possui característica de elevar o pH, e em pH baixo o tempo ou taxa de metabolismo passa a ser maior do que no pH mais alto.
26. a) Câmara “B” correspondente ao átrio esquerdo, seguido por “C” ventrículo esquerdo (os pulmões ao oxigenar o sangue envia pela “IV” veia pulmonar para “B” o átrio esquerdo, que vai para “C” ventrículo esquerdo, segue para “II” a artéria Aorta, daí para o sistema corporal em geral).
26. b) Primeiro em “A” (pelas veias cavas superior e inferior) que representa o átrio direito, seguido por “D” ventrículo direito (deste segue pela artéria pulmonar para os pulmões e deles pela veia pulmonar para o átrio esquerdo).
26. c) vaso “III” representando a artéria pulmonar.
26. d) vaso “IV” representando veia pulmonar.
28. a) o septo intraventricular em relação às outras classes de animais, contudo, o sistema cardiovascular dos mamíferos possuem isolamento total do sangue arterial do sangue venoso, onde estes trocam seu estado de concentração de gases nos capilares.
28. b) todos da Classe das Aves e com septo incompleto os da Ordem Crocodiliana.
28. c) Átrio esquerdo à Ventrículo Esquerdo à Átrio direito à Ventrículo direito.
29. a1) veias sistêmicas.
29. a2) o torniquete torna-se uma barreira para que o sangue impulsionado do membro para o corpo retorne.
29. b) por causa do sentido em que o sangue dirige-se no vaso, ele não exerce pressão de O para H, mas de exerce pressão de H para O.
31. c
32. a) Por células fagocitárias (neutrofilos e macrófagos) que ao atacarem o agente invasor englobam este e o destrói, mas quando isto ocorre ele se leva a auto-destruição.
32. b) Imunidade humoral intermediado por ação de anticorpos representados pelas interleucinas (Linfócito T8 e Linfócito Natural Killer)
33. a) De Y para X, pois o impulso se direciona de dentritos à soma à axônio.
33. b) vesículas contendo neurotransmissor (mediador químico) que é lançado pelo pré-neurônio e captada pelo pós-neurônio.
33. c) Os dentritos são eficientes captores de mediadores químicos devido a localização e controle da soma, enquanto o axônio excelente condutor do impulso nervoso de sentido soma à periferia.
34. a
35. a) A transcriptase reversa permite que o material genético viral (o RNA) sintetize o DNA similar e desta forma a sua acoplagem ao DNA da célula do hospedeiro. Desta forma, acoplado ao DNA do hospedeiro é possível a síntese de proteínas para formação de novos vírus.
35. b) o vírus HIV ataca as células de linfócito T4, células fundamentais para o reconhecimento à defesa e ativação de agentes ao ataque. Quando desabilitada pela infecção viral causa a deficiência imunitária o que caracteriza a síndrome da doença da imunodeficiência adquirida (AIDS).
36. b
37. a) Compreendido a ordem seqüência, não confundir com compreensão do funcionamento da mesma.
37. b) Reino Protozoa (protista) para o Plasmodium malariae causador da malária (não confundir com o vetor mosquito do gênero Anopheles); e Reino Animal (Classe Plathelmynthos) para o Schitosoma mansoni agente causador da esquistossomose.
37. c) Não estar vacinado e interagir com o ambiente onde o mosquito do gênero Anopheles habite (como, por exemplo, região do Pantanal e Floresta Amazônica).
37. d) Em lagos e lagoas que haja a presença de caramujos, defecações humanas próximas e a entrada do humano no meio hídrico local permitindo a introdução do agente parasitário através da pele do hospedeiro que não necessita de ruptura.
38. a) Por exame de parasitológico de fezes é possível detectar a esquistossomose, teníase e amebíase.
38. b) As doenças causadas por protozoários são a malária e amebíase.
39. b
40. c
41. a) Em período muito frios e de elevadas temperaturas a umidade relativa costuma ser baixa, logo, esta condição leva à hibernação temporária de tais animais, tão logo inicie as chuva amenizando a temperatura relativa e com ela a umidade relativa, eles voltam a despertar devido a umidade que seus pulmões e pele voltam a ter para a troca gasosa.
41. b) Água.
42. d
43. a
44. c
45. d
46. a
47. b
48. d
49. d
50. e
51.
52. b
53. d
54. d
55. e
56. a) Na raiz número 2; no caule número 2.
56. b) Na raiz número 1; no caule número 1.
56. c) 5 epiderme.
56. d) 5 epiderme da Raiz.
58. d 59. e 60. b 62. a
63. a) ovário.
63. b) formação completa da semente ou de uma semente fértil.
64. a) a árvore filogenética I. Um ancestral comum deriva ao desenvolvimento evolutivo no dois antecedendo ao anelídeos (b) e depois o miriápode (c).
64. b) Aranhas, escorpiões, opilões, pedipalpos, pedipalpidos, ácaros, etc...
64. c) O representado por “b” (os anelídeos) por manterem a respiração cutânea necessitam de unidade constante na epiderme (sem encharco), a ausência de umidade ressecaria a pele e impediria a troca gasosa.
65. a) De acordo com o texto não há possibilidade de ser uma herança liga ao cromossomo X pelo fato que há homens homozigóticos ou heterozigóticos para as características discutidas, observação os homens normais só possuem um cromossomo X de origem materna.
65. b) O portador de anemia falciforme não adquirem malária, uma vez que o protozoário “plamodium malareae” não consegue se nutrir das hemoglobinas de tais hemácias. Desta forma, a malária mata os sadios para e não os doentes de anemia falciforme, como a malária mata mais rapidamente que a anemia a população possuem grande tendência de predomínio aos portadores de anemia falciforme.
66. a) 40 com flores púrpuras e grãos de pólen longos; 40 com flores vermelhas e grãos de pólen redondos; 40 com flores púrpuras e grãos de pólen redondos; e 40 com flores vermelhas e grãos de pólen longos.
66. b) o processo de combinação e formação de gametas, mesmo no vegetais, são aleatórios, logo não se pode determinar as características da prole, somente a maior probabilidade de possíveis fatos, ou o que é possui maior possibilidade de ocorrência.
67. a) A doença é de caráter hereditário autossômico. A justificativa fica por conta que se fosse uma herança ligada ao X e de um alelo dominante, obrigaria a todas as mães que tiveram filhos portadores a também serem portadoras.
67. b) Nn x Nn – ambos são híbridos (heterozigóticos) para os alelos em discussão.
67. c) 25% de probabilidade da criança não ter a doença.
68.
69. d
70. a1) Sim, das angiospermas.
70. a2) Gametas masculinos: núcleos espermáticos; gametas femininos: oosfera e núcleos polares.
70. b) Pode ser Aa ou aa.
71. d
72. a
73. b
74. e
75. c
76. a) Gene do macho dourado: eeBb.
76. b) “eB” em 50% e “eb” em 50%.
76. c) Genótipo da fêmea preta: EeBb; Genótipo da fêmea marrom: Eebb.
76. d) Gametas da fêmea preta: EB, Eb, eB e eb; Gametas da fêmea marrom: Eb e eb.
77. e
78. d
79. e
80. a) Características genéticas surgiram aleatoriamente em bactérias para resistência à lactose, estas foram selecionadas para sobrevivência e adaptação por seleção natural.
80. b) As bactérias ao serem adicionadas em meio de cultura (B) rico em lactose, nem todas possuíam características de adaptação à lactose de forma que o próprio meio foi o agente selecionador, onde muitas morreram e poucas (ponto 1:X) puderam se adaptar e desenvolver em novas gerações aptas à lactose.
81. a) Não, os peixes, de forma generalizada, são animais onívoros ou carnívoros, a tendência e probabilidade é maior de serem carnívoros na primitividade e igualmente para os primeiros vertebrados terrestres.
81. b) Caule, folha e semente. As gimnospermas são plantas de semente nua, logo não possuem flor que geraria fruto do qual são também desprovidos.
82. a) Nitrogênio.
82. b) O conjunto de bactérias que se apresentam com decompositoras, captadoras e fixadoras.
82. c) Aminoácidos (proteínas) e material genético (ácido desoxirribonucléico).
83. d 84. a 85. b 86. e 87. c 88. a 89. e 90. c 91. c 92. b
93. a) Plantas: produtores; Gafanhotos: Consumidores 1ários; Passarinhos: neste caso, consumidores 2ários; Gaviões: consumidores 3ários.
93. b) Se muitos gaviões imigrarem para este campo, reduzirá o número de passarinhos, permitindo a superpopulação de gafanhotos que destruíra drasticamente a vegetação local.
93. c) O carbono é capturado durante a fotossíntese e na fase escura é sintetizado em carboidratos no vegetal, este é transferido para o gafanhoto na forma de alimento, o mesmo ocorre com os passarinhos ao se alimentarem de gafanhotos, repetindo-se o processo quando os gaviões devoram os passarinhos.
93. d) Fixadora, permitindo que os vegetais adquiram o nitrogênio atmosférico.
94. a 95. c 96. b 97. b 98. b 99. b 100. b 101. a 102. c 103. d
104. a) Peixe-1e zooplâncton.
104. b) Peixes 2, 3 e 4.
104. c) Com o aumento de aves a predação ao peixes aumentaria diminuindo sua população, desta forma, reduziria o número de predadores naturais, e assim, as larvas de mosquitos ficariam livres para seu desenvolvimento.
105. Total 27 (1 + 2 + 8 + 16).
106. a) Embora o câncer seja gerado por alterações mutantes no material genético, na maioria das vezes sua origem seja dada por imprudência, desconhecimento ou ainda de forma alheatória desconhecida, como o câncer de pele pelo excesso de radiação solar; ou câncer por aquisição ao tabagismo; entre outros, restando, assim, somente aquelas pessoas com pré-disposição hereditária ao câncer.
106. b) A camada de ozônio atua como filtro dos raios solares, reduzindo a sua freqüência e refletindo o excesso de volta ao espaço sideral. Com a destruição desta camada aumenta a quantidade de raios solares sobre a superfície terrestre e sobre aquele que nela se encontre, desta forma, infundem-se com mais freqüência no interior celular atingindo o núcleo das células da pele propiciando o câncer.
107. a
108. a) respectivamente, dióxido carbono da respiração dos aeróbios e de matérias decompostos; o CO2 é absorvido e sintetizado pelas algas (fitoplâncton) à moluscos filtradores à peixes carnívoros à microrganismos decompositores; liberando durante toda a cadeia CO2 (dióxido de carbono).
108. b) as algas de fitoplâncton são as únicas capazes de realizar o processo de fotossíntese e ao mesmo tempo manter o processo de respiração.
109. e
110. a) Sim, este são chamados de produtores não por que transformam energia em matéria orgânica, mas por produzirem matéria orgânica a partir de matérias inorgânicas.
110. b) De todos, bastando ter como fonte um ser vivo que, preferencialmente, morra e, desta forma, seja decomposto.
111. c
112. c
113. e
114. d

Nenhum comentário: